Como filha de mãe serrana, e, portanto, um pouco serrana também, estava devendo um post sobre a Serra. Quem me deu a oportunidade de fazê-lo foi o Pocando no ES, evento que reuniu blogueiros de viagem do Espírito Santo e de outros estados para conhecer algumas localidades dessa cidade e de Aracruz. No município serrano passamos por Jacaraípe, Manguinhos e Nova Almeida. Neste post falarei sobre a visita ao balneário de Jacaraípe, mais precisamente à Vila das Artes.

Vila das Artes

Antes de participar do Pocando no ES nunca tinha ouvido falar na Vila das Artes, o que me deu uma sensação de tempo perdido. É um lugar tão interessante que eu deveria ter conhecido antes. Ela conta com ateliês de arte e artesanato cujos produtos são feitos com materiais diversos, como conchas, areia, retalhos, entre outros. No local também são realizados eventos culturais, a exemplo de oficinas, apresentações de dança e saraus.

100_6332
Foto que tirei na chegada à Vila das Artes

Porém, nem sempre foi assim. Tudo começou quando o artista Neusso Ribeiro, no intuito de construir uma casa para morar, começou a juntar materiais extraídos da natureza para construir sua habitação, conhecida hoje como Casa de Pedra.

100_6341
Casa de Pedra

A Casa de Pedra encanta pela criatividade e beleza. Sua decoração, por exemplo, é uma prova de que um objeto muitas vezes tido como entulho pode se tornar uma peça decorativa de encher os olhos. Eu achei linda a decoração da parede do banheiro, com garrafas de vidro azuis.

100_6345
Decoração na parede do banheiro

A casa foi construída há quase 30 anos. Neusso chegou a morar nela, mas há 10 anos ele a utiliza como espaço para expor e vender os produtos artesanais feitos por ele, que, segundo o artista, “tem inspiração na mãe natureza”.

100_6342
Peças artesanais feitas por Neusso vistas de um buraco na parede da casa

A Casa de Pedra fica aberta para visitação todos os dias da semana. Segundo Neusso, ele recebe não somente grupos de turistas, mas também escolares. Na frente está o ateliê de Neusso Ribeiro. Na Vila das Artes também tem outros ateliês para visitação e compra de produtos artesanais. Contato: 27 – 3252.6029.

apoio

Anúncios