Dando sequência à programação do Pocando no ES, do qual participei junto a blogueiros de viagem do Espírito Santo e de outros estados, neste post continuo a relatar minha experiência no município da Serra, mais precisamente no balneário de Manguinhos. Foi nesse lugar que paramos para almoçar após visitar a Vila das Artes, em Jacaraípe. E o local escolhido para isso foi o Restaurante Maresias.

100_6380
Entrada do restaurante Maresias

Quando chegamos ao restaurante fomos muito bem recebidos pelo casal Bia Fernandes e David Maresias, proprietários do estabelecimento. A mesa para receber os blogueiros de viagem já estava preparada e foi só sentar a aguardar ser servido, o que, aliás, não demorou muito. Logo logo veio a primeira entrada: tilápia com fritas.

100_6393
Tilápia com fritas

Depois veio a segunda entrada: peroá com camarão, banana frita, fritas, alface e tomate. David, que é chef de cozinha, explicou que antigamente o peroá era considerado peixe sem valor, sendo distribuído para a população pelos pescadores quando voltavam do mar. Hoje ele se encontra nos principais estabelecimentos gastronômicos.

100_6399
Peroá com camarão, banana frita, fritas, alface e tomate

Chegada a hora do prato principal, não poderia faltar, é claro, a tradicional moqueca capixaba. Ela veio acompanhada de arroz branco, pirão, farofa e banana. O guia de turismo Marcelo Ribeiro, que nos acompanhou em todas as atividades (Obrigada, Marcelo!), explicou a diferença entre as moquecas baiana e capixaba. Segundo ele, a primeira tem origem afro e leva ingrediente como dendê e leite de coco. A capixaba é de origem indígena e os índios utilizavam urucum.

100_6405
Moqueca capixaba

Para quem acha que isso tudo era suficiente, se engana. Quando a comida é boa, sempre há espaço para mais um pouquinho, não é verdade? Por isso que saboreamos um prato específico do Maresias, o Arroz de Marisco. Ele conta com ingredientes como polvo, lula, camarão e siri.

100_6408
David Maresias apresentando o Arroz de Marisco

Para finalizar, de sobremesa um mousse de maracujá com cobertura de ameixa. Tudo isso de frente para o mar de Manguinhos e, se os clientes quiserem, com a oportunidade de relaxar deitado em algumas das redes disponíveis no local.

Breve histórico do Maresias

O Maresiais existe há cerca de 30 anos e sempre pertenceu à família do David, que contribui com o crescimento do restaurante desde a infância, trabalhando no estabelecimento. A partir dos 18 anos ele tomou a frente dos negócios e há 3 comanda a cozinha. Além de restaurante, o Maresias também funciona como espaço para realização de cerimônias de casamentos.

Mar de Manguinhos

100_6366
Praia do Facho

Não poderia deixar de falar pelo menos um pouco sobre as praias de Manguinhos. Fizemos um breve tour por algumas delas antes de ir até o Maresias. Saltamos na Praia do Facho, que segundo Marcelo Ribeiro é o lugar ideal para quem procura um lugar mais sossegado por não ter quiosques e restaurantes, por exemplo, somente alguns ambulantes que transitam por lá vendendo seus produtos.

100_6371
Pesca em Manguinhos

Depois de uma breve caminhada chegamos a uma região digamos, mais agitada, que é onde fica o Maresias e outros restaurantes e quiosques, além de um grupo de pescadores que vendem seu pescado no calçadão.

apoio

Fotos: Elaine Dal Gobbo

Anúncios