No dia 29 de outubro, último dia de programação do Pocando no ES, encontro de blogueiros de viagem que reuniu blogueiros do Espírito Santo e de outros estados, nossa primeira atividade foi um passeio de escuna pelo rio Piraqueaçú, em Aracruz. Saímos do Balneário da Balsa para navegar pelas águas fluviais e conhecer um pouco do ecossistema da região.

100_6468
Balneário da Balsa, de onde a escuna parte

Entre os ecossistemas da localidade estão Mata Atlântica, Mangue e Restinga. Depois de navegarmos por um tempo, paramos no bar flutuante, onde nos foi mostrada a Pedra da Lage, também chamada de Pedra do Lajedão, maior formação rochosa do Rio Piraqueaçú. Quanto ao bar flutuante, ele funciona na alta temporada, de dezembro a março. É um espaço de recreação de onde as pessoas podem, inclusive, se jogar no rio para tomar banho. E foi isso que eu fiz. Mas como não sei nadar, coloquei o colete, pois a profundidade é de 10 a 12 metros.

100_6490
Como não sei nadar, tive que colocar colete

Eu já tinha feito um passeio pelo rio, mas desconhecia informações que me foram passadas junto com o pessoal que participou do Pocando no ES. Também não tinha ido ao bar flutuante para me jogar na água. A experiência de tomar banho de rio foi bem legal para mim, que nasci e cresci no meio urbano, sem muito contato com a natureza.

O passeio de escuna dura duas horas. Os horários de saída da escuna são 10h, 12h, 14h e 16h. Contatos: (27) 3250.1941 e (27) 99985.1964.

Fotos: Elaine Dal Gobbo

apoio

Anúncios