Exatamente em frente ao Elevador Lacerda está o Mercado Modelo. O espaço é estruturado em dois andares. No térreo, diversas barracas de produtos diversos, como artesanatos, roupas, bijuterias, artigos de decoração, produtos alimentícios, souvenirs, entre outros. No primeiro, tudo isso mais dois restaurantes: Maria de São Pedro e Camafeu de Oxóssi, ambos com bom atendimento, comida de qualidade e uma bela vista para a Baía de Todos os Santos. Mas os restaurantes são assunto para o post sobre gastronomia.

IMG_1349
Mercado Modelo

Foi no Mercado Modelo que consegui comprar por preços mais acessíveis do que nas lojas de artesanato do Pelourinho alguns souvenirs para levar de presente para alguns amigos, como as bonecas negras artesanais de barro.

IMG_1334
Bonecas negras artesanais de barro

O mercado tem diversas opções de presente para entes queridos ou para si mesmo (rs), como toalhas, pano de prato e muitos objetos ligados às culturas africana e nordestina, como berimbau, atabaques e carrancas do nordeste.

No que diz respeito a alimentos, numa barraca encontrei pacotes de doce de caju, que eu nunca tinha provado. A atendente me deu um para degustação e eu adorei. Muito bom! Em outra, havia uns chocolates fabricados em Porto Seguro, um deles, segundo o rapaz que me atendeu, era gourmet. Provei e não gostei. Prefiro o normal mesmo.

IMG_1343
Doce de Caju

Também tem no Mercado Modelo diversos tipos de bebida, como cachaças, sucos e licores. Encontrei uma tal de pinga gay, numa embalagem rosada. Perguntei qual era a diferença dela para as demais e o atendente não soube me explicar. Estou sem saber até agora. Caso alguém saiba, favor deixar a explicação nos comentários (rs).

IMG_1342
Bebidas

Uma coisa que esqueci de falar logo no início do post é que no primeiro andar também tem um espaço específico para venda de quadros. É um local lindo, pois a beleza dos quadros o deixa maravilhoso. Muitos deles retratam, por exemplo, a cultura afro, a religiosidade, a natureza, as belezas da Bahia, etc.

IMG_1340
Quadros

Apesar de ter esse espaço específico para a venda de quadros, tanto nas barracas do térreo quanto nas do primeiro andar eles podem ser adquiridos.

Breve histórico do Mercado Modelo

O atual Mercado Modelo foi inaugurado em 02 de fevereiro de 1971 no antigo prédio da Alfândega. Contudo, sua construção começou em 1911, mas não no lugar onde ele se encontra hoje, sendo inaugurado em 1912 em um local que pertencia à Marinha. Após sofrer três incêndios, o Mercado Modelo foi atingido pelo quarto e, dessa vez, em 1969, ele foi completamente destruído. Dois anos depois foi inaugurado o prédio atual do mercado.

Fotos: Elaine Dal Gobbo