Depois de três anos parado o Por Aí Dicas de Viagem retorna à ativa. A pandemia da Covid-19 exigiu isolamento social e, por isso, durante um ano e meio não houve viagens nem breves passeios. Isso deu um desânimo, por isso o blog não voltou mesmo depois da abençoada vacina e da flexibilização das atividades sociais, mas nada como uma boa viagem para dar continuidade a esse projeto, né? Agora ele será retomado com as dicas e experiências que vivi em ilhéus e Salvador.

Fachada da fábrica de chocolates. Foto: Elaine Dal Gobbo

Seguindo a ordem cronológica dos passeios feitos, começo as postagens com a visita à Chocolate Caseiro Ilhéus, a primeira fábrica de chocolate artesanal da Bahia. A fábrica foi criada em 1985 por Hans Tosta Schaeppi e hoje é administrada por seus filhos. A ideia surgiu quando Hans, que tinha um hotel na cidade, foi questionado diversas vezes por hóspedes sobre o porquê de Ilhéus, conhecida como a terra do cacau, não tinha uma fábrica de chocolates.

O passeio no local é breve, pois o turista não conhece o processo de produção. A visita é somente na loja da fábrica, que é pequena, mas bem aconchegante, com produtos diversos. Lá é possível encontrar, por exemplo, a linha de tabletes variados, como o de chocolate com pimenta e o com cravo e canela, este último, em clara referência à Gabriela Cravo e Canela, livro de autoria de Jorge Amado, cuja história se passa na cidade de Ilhéus. Outros tabletes que podem ser encontrados são os diet, os de chocolate ao leite, chocolate branco, entre outros.

Chocolates eróticos. Foto: Elaine Dal Gobbo

São vendidos, ainda, bombons e trufas; a linha cacau ouro, que nada mais é do que chocolate em forma de cacau; e licores sabor chocolate avelã, chocolate cappuccino, chocolate cravo e canela e chocolate creme. Creio que alguns dos produtos mais vendidos sejam os chocolates eróticos, que nada mais são do que o pênis de Nacib e a vagina de Gabriela, o casal que protagoniza o romance Gabriela Cravo e Canela.

Chocolates. Foto: Elaine Dal Gobbo

Do lado de fora da loja tem uma maquete de uma fazenda, a Fazendinha Renascer, creio eu que em referência à novela Renascer, da Globo, que se passava em Ilhéus. A maquete traz os espaços da fazenda, como a casa do trabalhador e a do coronel, armazém, cocho, estufa, barcaça e capela. O passeio é legal e dá para comprar algumas lembranças para as pessoas queridas, mas acho que seria mais completo se fosse possível ao visitante conhecer o processo de produção.

Chocolate Caseiro Ilhéus

Endereço: Rodovia Ilhéus Uruçuca, S/N, Km 2,5, Distrito Industrial de Ilhéus